Pular para o conteúdo

Confira alguns cuidados ao utilizar as lentes de contato

As lentes de contatos e os óculos são itens fundamentais na vida de todos aquele que enfrentam algum problema de visão. Mas o uso excessivo de lente, por exemplo, por causar danos à saúde dos olhos.  

O mau uso das lentes de contato pode gerar problemas, como úlcera de córnea, conjuntivite alérgica grave, irritações oculares e até cegueira.  Em casos específicos, pacientes que perderam a visão por infecções precisam ser submetidos ao transplante de córnea. 

Outro alerta é verificar o prazo de validade“As lentes impedem o contato dos olhos com a atmosfera. Por isso, quando o prazo de validade não é respeitado, inicia-se um processo lesivo com infecções que se desenvolvem de forma lenta. A maioria dos pacientes faz a troca das lentes somente quando começa sentir algum incômodo”, explica a especialista em transplante de córnea, Helaine Zampar. 

Para evitar infecções, é importante lavar a lente no final do dia e conservá-la na solução de limpeza específica. Qualquer sinal de irritação ou dor, é imprescindível retirar as lentes dos olhos e fazer a higienização recomendada pelo oftalmologista.  

Vale ressaltar que mesmo com o uso correto das lentes, é importante utilizar os óculos em descanso e fazer acompanhamento oftalmológico. Os menores de 15 anos, devem ter acompanhamento e controle rigoroso dos pais.  

Pessoas que utilizam maquiagem precisam de cautela redobrada. As maquiagens representam um potencial fator de risco de contaminação. Rímel, lápis e delineadores impregnam nas lentes e muitas vezes a maquiagem é contaminada, pois são meios propícios para o crescimento de bactérias. 

“Quase fiquei cega por utilizar lente. Meu rímel estava contaminado e eu não sabia e transferiu para a lente. Tive que ir ao médico e descobri que tinha sido isso. Agora faça a higienização correta e evito usar maquiagem junto”, conta a secretária, Dafne Fedoce.