Pular para o conteúdo

Confira dicas para melhorar a saúde da sua coluna

Sedentarismo, postura corporal inadequada no trabalho, atividades físicas mal orientadas, quadros de obesidade e até momentos de lazer estão entre as causas mais comuns das dores nas costas.

Para Ana Paula Monteiro, fisioterapeuta do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o incômodo “pode ser evitado com uma vida menos sedentária e com menos horas contínuas na mesma postura”.

Algumas atividades, no entanto, requerem maior atenção com a postura, justamente pelo longo tempo que essas profissões demandam que o profissional fique parado. Cabeleireiros, motoristas, dentistas, professores, cirurgiões e manicures estão entre elas.

Pilates e ioga, sugere a fisioterapeuta, são atividades recomendadas para a melhora de postura. “Pilates é um exercício de excelência para fisioterapia. Usamos algumas técnicas para pacientes que estão na UTI. A ioga é fabulosa, te dá uma mobilidade corporal que não há em outros exercícios”, conta ela.

Uma das consequências mais comuns de uma dor nas costas pode ser a rizartrose, doença que atinge a região dos polegares, ocasionada pelo uso intenso de tablets e smartphones.

“Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama. A articulação da base do polegar também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular deste dedo”, explica Mateus Saito, especialista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP.

Veja algumas dicas para melhorar a postura e evitar dores na coluna:

Repousar

Deitar no chão ou em um colchão mais duro por 10 minutos, com pernas apoiadas sob uma cadeira

Dormir de lado

Com um travesseiro que apoie o pescoço e outro entre as pernas

Compressas mornas

Colocar bolsa de água quente no lugar da dor para relaxar o músculo por mais de 20 minutos

Tomar banho quente

Aproveitar a pressão da água sobre o lugar doído

Sentar de maneira correta

Não cruzar as pernas ao sentar, sente-se em cadeiras cuja altura seja suficiente para apoiar os pés no chão

Não ficar muito tempo na mesma posição

Levantar de hora em hora, no mínimo, e movimentar os quadris

Massagem

Feita por um especialista, para o relaxamento dos músculos, evite profissionais que queiram “colocar sua coluna no lugar”

Alongamentos

Deitar em uma bola de pilates e soltar cabeça e braços para trás, possibilitando que a coluna seja esticada