Confira os serviços da Estação Saúde em Campos do Jordão

Confira os serviços da Estação Saúde em Campos do Jordão

Os serviços de prevenção e promoção de hábitos saudáveis na “Estação Saúde”, montada especialmente para o Festival de Inverno de Campos do Jordão continuam até o final do mês de julho. 

 A programação especial foi organizada em Parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão, cidade turística localizada na região do Vale do Paraíba, e conta com o apoio da Fundação e Instituto Butantan. 

A “Estação Saúde” está instalada na Praça Pinho Bravo, onde os visitantes podem receber doses da vacina contra a febre amarela, aferição de pressão arterial, controle de glicemia, teste de monoximetro e de controle ao tabagismo, informações de combate ao Aedes aegypti e prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, entre outras orientações. 

“As ações no Festival de Campos visam atingir um grande número de pessoas, levando serviços preventivos e estimulando a conscientização sobre a importância da prevenção e controle de doenças com o apoio de todos”, explica o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira. 

Vacinação 

Entre 9h e 17h, as equipes do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estarão posicionadas para aplicar a vacinação contra febre amarela nas pessoas ainda não imunizadas. Para se vacinar, é importante levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. 

“Estar com a carteira de vacinação em dia é extremamente importante. Convidamos os visitantes do Festival a aproveitarem a oportunidade de se vacinar e, assim, manterem a proteção contra essas doenças”, afirma a diretora de Imunização, Helena Sato. 

Combate ao tabaco 

Durante todo o evento, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) estadual vai intensificar as ações de fiscalização da Lei Antifumo e na Lei Antiálcool para menores nos estabelecimentos. 

Além disso, na “Estação Saúde”, o público poderá realizar, gratuitamente, testes para medição do nível de consumo tabaco, um “bafômetro” do cigarro, como é popularmente chamado o exame de monoximetria. 

Os testes serão realizados entre as 10h e 16h e têm como função avaliar o grau de dependência dos fumantes e o nível de monóxido de carbono nos pulmões. 

A diretora do CVS, Maria Cristina Megid, ressalta que a fiscalização Antifumo e Antiálcool tem papel fundamental de prevenção e promoção da saúde.  “As fiscalizações são essenciais para garantir os ambientes livres de tabaco e o combate do tabagismo passivo, bem como para coibir e combater o acesso de menores de 18 anos a bebidas alcóolicas, o que pode contribuir negativamente para o desenvolvimento da dependência química”, explica. 

Conscientização contra o Aedes 

Visitantes do evento poderão ver, com lupas, as fases de evolução do Aedes (ovos, larvas, pupas e adultos), numa exposição montada e apresentada pela Sucen (Superintendência Controle de Endemias), que também distribuirá panfletos com orientações sobre prevenção. 

A ação faz parte da estratégia da pasta de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. 

“O Aedes aegypti demanda uma vigilância constante e, por isso, contamos com o apoio da população para a eliminação dos criadouros do mosquito, de forma a evitar que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo Aedes. Cerca de 80% dos criadouros estão em residências, portanto a conscientização é fundamental para a prevenção”, finaliza o Secretário. 

   SERVIÇO 

“Estação Saúde” no Festival de Inverno de Campos do Jordão 

Endereço: Praça Pinho Bravo – Bairro Capivari 

Datas: todos os finais de semana de julho 

Horários: 

Vacinação, das 9h às 17h 

Testes de Monoximetria, das 10h às 16h 

Orientações contra o Aedes, das 10h às 16h 

Entrada, testes e vacinação gratuitas 

COMENTÁRIOS