Pular para o conteúdo

Conheça dicas para controlar a ansiedade

Os sintomas da ansiedade vão desde preocupação excessiva até insônia, medos injustificáveis e problemas gástricos. Sem contar as dores de cabeça e indisposições que podem acabar acarretando em problemas sérios a saúde. Além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar.

“A saúde mental não é algo fácil de definir, pois está relacionada a uma variedade de coisas, todas ligadas ao bem-estar, mas que leva em conta o meio e a cultura onde o indivíduo está inserido, que influenciam seu quadro”, explica a psiquiatra Denise Amino.

“A maior parte dos pacientes, quando busacam tratamento, apresentam alguma consequência negativa maior em suas vidas. Alguns chegam com dívidas, grande prejuízo financeiro, perderam um relacionamento afetivo importante ou contraíram alguma DST”, completa Marco Scanavino, do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Confira cinco dicas para controlar a ansiedade:

1. Respire Fundo

Muitas vezes esquecemos de respirar calmamente. Respirar corretamente, e fundo, leva mais oxigênio para o sistema nervoso, mantendo o corpo e mente em equilíbrio.

2. Solte o som

A música é um dos melhores remédios para controlar a ansiedade e estresse. Ela tem o poder de acalmar e tranquilizar a mente, melhorando nosso humor e sentimentos.

3. Tome chá verde

O chá possui antioxidantes que contribuem na diminuição dos níveis de estresse mental. Além de colaborar na concentração, ele tranquiliza a mente, alinhando melhor os pensamentos.

4. Pratique atividade física

Exercitar o corpo aumenta a produção de serotonina, substância que eleva a sensação de prazer.

5. Alimentação saudável

Uma dieta equilibrada ajuda o organismo controlar a ansiedade. Os peixes, ricos em ômega 3, são ótimos alimentos para reduzirem os níveis de estresse.