Pular para o conteúdo

Conheça os Bancos de Leite Humano em São Paulo

Toda mulher que alimenta seu filho exclusivamente com leite materno e, mesmo assim, tem sobra, pode ser uma doadora. O Estado de São Paulo possui a maior rede de bancos de leite do país. A lista das unidades está disponível no site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Clique aqui.

Amamentar é um ato de amor, e doar o leite que sobra é uma forma de compartilhar e multiplicar esse sentimento. O melhor é que essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina.

“O período de internação de um prematuro é longo para que ele ganhe peso e maturidade pulmonar, e geralmente não há condições dele mamar em suas próprias mães. O Banco de Leite é essencial para essa recuperação e fortalecimento do recém-nascido”, afirma Tereza Maria Isaac Nishimoto, pediatra responsável pelo Banco de Leite do HGA.

O principal critério para ser doadora é a mãe estar amamentando, saudável, produzindo volume excedente de leite e não utilizar nenhum medicamento que impeça a doação.

O procedimento é simples: basta comparecer a um banco de leite, onde recebe as orientações necessárias. As interessadas devem preencher um cadastro e apresentar exames laboratoriais de sorologia realizados nos últimos seis meses. Normalmente, os bancos oferecem serviços de busca em domicílio e também disponibilizam um kit (com gorro, máscara e frascos de armazenamento) para garantir a alta qualidade do alimento doado.

Para as mulheres, a doação de leite evita empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física.

“Se a mulher está com alguma dificuldade com a amamentação, o Banco de Leite Humano é um local onde tem profissionais especializados para ajudar as mulheres no momento da amamentação e com isso ajudar que a mãe e o seu bebê perpetuem esse aleitamento materno. Qualquer dúvida procure o banco de leito mais próximo de sua casa”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Dra. Andrea Penha Spinola Fernandes.

Saiba como coletar o leite humano aqui