Pular para o conteúdo

Conheças as causas e o tratamento da doença celíaca

Aveia, trigo, cevada e centeio são alimentos que devem passar longe de qualquer celíaco. O que todos eles têm em comum é a presença do glúten, substância tão presente nas refeições do brasileiro e vilão para quem convive com a doença celíaca.

“Nem todo mundo pode ter a doença celíaca, já que ela afeta o intestino de pessoas com predisposição a ter essa doença”, explica o médico pediatra gastroenterologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Ricardo Toma.

De acordo com Ricardo, a ingestão de glúten causa uma inflamação no intestino, que por sua vez gera alguns sintomas, como perda de peso, diarreia, distenção e dor abdominal. Para ele, não existe muito segredo na hora de tratar, mas requer esforço.

“O tratamento, por um lado, é simples, já que é centrado em uma dieta ausente de glúten. Por outro lado, é bem complicada, pois o glúten está presente em quase todas as refeições do brasileiro, desde o café da manhã até o jantar”, conta ele.

Cuidado com os pequenos

Os pais com crianças com a doença celíaca devem fazer a leitura cuidadosa dos rótulos para evitar a contaminação cruzada (quando o produto contém pequenas quantidades do item). Quem faz o alerta é Elisabete Almeida, coordenadora do programa Meu Pratinho Saudável, desenvolvido pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP.

“É recomendável optar por produtos especialmente formulados para esse tipo de restrição, como alimentos à base de soja ou alfarroba”, sugere ela.