Pular para o conteúdo

Corujão da Saúde vai englobar cirurgias de catarata em maio

A partir de maio, o programa “Corujão da Saúde” também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado.

O “Corujão da Catarata” prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho, que serão feitas em 37 serviços estaduais de saúde, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e hospitais.

Os procedimentos serão realizados em pacientes que estão cadastrados na Central de Regulação de Vagas do Estado (Cross), que já possuem indicação médica e estão aptos a realizá-los. O recurso para custear os procedimentos extras será de R$ 6,3 milhões.

“Decidimos criar este ‘Corujão’ para agilizar as cirurgias de pacientes com catarata e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam passar pelo procedimento”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Sobre o “Corujão da Saúde”

O programa começou em 25 de fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, com meta de realizar 155,2 mil exames. Em apenas 44 dias, foi possível zerar a demanda reprimida de mamografias na Região Metropolitana de São Paulo.

Até o momento, 56,6 mil agendamentos já foram ofertados e outras 32,8 mil vagas já estão disponibilizadas para essas regiões. Nessa fase inicial, a Secretaria já verifica um índice de 28,7% de absenteísmo, ou seja, cerca de 1 a cada 3 pacientes se ausentam na data e horário marcados.