Pular para o conteúdo

COVID-19 mobiliza mais de 140 pesquisadores apoiados pela Fapesp

Mais de 140 pesquisadores das universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp) e Federal de São Paulo (Unifesp) ampliaram o escopo de projetos (Auxílios à Pesquisa e Bolsas) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para incluir estudos ou iniciativas direcionadas ao estudo da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

 

A lista com os nomes dos pesquisadores e dos projetos está disponível em www.fapesp.br/14111. Até o dia 20 de abril, 16 desses pesquisadores já tinham aprovadas solicitações de suplementação para auxílios da Fapesp nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) para o desenvolvimento rápido de estudos sobre a pandemia.

Para mais informações sobre os projetos aprovados no âmbito do edital, o interessado pode acessar o endereço eletrônico www.fapesp.br/14140.

Força-tarefa

A força-tarefa da USP envolve mais de 80 pesquisadores. Os projetos de pesquisa se concentram no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), no Instituto de Biociências (IB), nas faculdades de Medicina de São Paulo e de Ribeirão Preto e no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Mas as iniciativas envolvem também a contribuição de cientistas de outras 22 faculdades ou institutos de pesquisa como, por exemplo, os de Física, de Ciências Matemáticas e da Computação, ou das faculdades de Engenharia de Lorena e de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, por meio de análises computacionais de alto desempenho, insumos para a fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs) ou mesmo por meio de intercâmbio de equipamentos de pesquisa.

Para mais informações sobre as iniciativas das diversas unidades da USP no combate à COVID-19, o internauta deve acessar o site: https://prp.usp.br/usp-e-covid-19/.

Vinte e dois pesquisadores de sete institutos e centros de pesquisa integram a força-tarefa da Unicamp. Concentrando-se, principalmente, nos institutos de Biologia e de Química, e na Faculdade de Engenharia Química, eles desenvolvem pesquisas nas áreas de diagnóstico da enfermidade, modelagem e epidemiologia, engenharia biomédica e tecnologias de combate à doença. Para mais informações sobre as iniciativas da Unicamp contra a COVID-19, acesse https://covid.ic.unicamp.br/.

Pesquisas

Os doze pesquisadores da Unesp com investigações voltadas ao combate da enfermidade estão distribuídos em seis faculdades e institutos de pesquisa em todo o Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas na página da Unesp, no endereço https://www2.unesp.br/portal#!/covid19.

Na Unifesp, as investigações envolvem 25 pesquisadores, a maioria da Escola Paulista de Medicina. Para mais informações, acesse a página da Central de Informações da Unifesp sobre a COVID-19: www.unifesp.br/coronavirus.

Para ter acesso às pesquisas voltadas ao combate da enfermidade apoiadas pela Fapesp e publicadas na Agência Fapesp, basta acessar o endereço eletrônico http://agencia.fapesp.br/corona.