CPS celebra 80 anos do curso técnico de Nutrição e Dietética

O Centro Paula Souza (CPS) realiza nesta segunda-feira (6) evento em comemoração aos 80 anos do primeiro curso técnico de Nutrição do Brasil com apresentações de professores de Escolas Técnicas (Etecs) do Estado de São Paulo.

encontro é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional e ocorre na sede da instituição. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O curso de Auxiliares em Alimentação ou Dietistas teve início em 1939, no antigo Instituto Profissional Feminino, que hoje abriga a Etec Carlos de Campos, no bairro do Brás, na Capital. Foi a primeira formação profissional do País no campo da alimentação e nutrição, criada pelo médico Francisco Pompêo do Amaral (1907-1990), na antiga Superintendência do Ensino Profissional do Estado de São Paulo.

Até 1974, o curso, que passou a ser chamado de técnico em Nutrição e Dietética, era oferecido somente na Etec Carlos de Campos. Atualmente, 36 Escolas Técnicas do Centro Paula Souza contam com essa formação.

Como parte do evento, na parte da tarde haverá a palestra “O papel do Técnico em Nutrição e Dietética no mercado paulista”, ministrada por Viviani dos Santos Fontana, do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região.

Haverá também a abertura da exposição itinerante “Neide Gaudenci de Sá: dietista, pioneira na evolução e construção do Técnico em Nutrição e Dietética”. A mostra depois vai percorrer escolas da instituição.

CPS

O Centro Paula Souza é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O CPS administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec), em cerca de 300 municípios paulistas.

serviço

Jornada Comemorativa: 80 anos do Técnico em Nutrição e Dietética
Local: Centro de Capacitações do CPS – Auditório Laranja. Rua General Couto de Magalhães, 145 – Santa Ifigênia – São Paulo
Data: 6 de maio