Pular para o conteúdo

CPTM promove ação de vacinação contra febre amarela e Influenza

A Estação Itaim Paulista da CPTM oferece, nesta quinta-feira (14), as vacinas contra febre amarela e Influenza para seus usuários entre 17h e 21h. Quem quiser se vacinar precisa ter em mãos um documento de identificação e, se houver, a carteira de vacinação atualizada.

Vale lembrar que a imunização contra o vírus Influenza é destinada a grupos de riscos avaliados pelo Ministério da Saúde: pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, gestantes, mães no pós-parto, crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de necessidades especiais, professores (da rede pública e privada) e profissionais da saúde.

“O Influenza é perigoso para idosos e bebês. Pedimos a todos que se dediquem a divulgar essa campanha importantíssima”, afirma o governador Márcio França.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer também devem tomar a vacina – todos devem estar munidos de documentos e, no caso de doença crônica, comprovante médico.

“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Quanto à febre amarela, é importante que a população procure se imunizar contra a doença causada pela picada de mosquitos, pois a vacina é o principal meio de proteção. Devem consultar o médico sobre a necessidade da dose os portadores de HIV positivo, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e de doença falciforme.

“A vacinação é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas que moram nos locais definidos na campanha e ainda não se imunizaram compareçam aos postos até 16 de março”, alerta o Secretário Marco Antonio Zago.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento desde o surgimento do primeiro caso de febre amarelo, há 20 meses. Estamos no campo trabalhando. Já fizemos cinco transplantes hepáticos para os pacientes mais graves. Nós precisamos atender às pessoas que vivem em regiões onde a doença é uma ameaça”, completa o infectologista Marcos Boulos.

A campanha de vacinação é realizada pela Unidade de Vigilância em Saúde – Itaim Paulista, Vila Curuçá, com o apoio da CPTM, que disponibiliza espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção da saúde e bem-estar dos usuários.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação Febre Amarela e Influenza

Local: Estação Itaim Paulista, Linha 12-Safira
Data: Quinta-Feira, 14/6
Horário: das 17h às 21h
Grátis