Pular para o conteúdo

CPTM promove ‘Dia do Desafio’ nesta quarta-feira

Em parceria com o Sesc, a CPTM promove nesta quarta-feira o “Dia do Desafio”, ação que busca incentivar a prática de atividades físicas e esportivas entre os usuários, além da adoção de hábitos saudáveis.

A atividade ocorre em algumas estações. Das 8h30 às 11h30, a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, promove uma maratona de dança, com dois instrutores encarregados de colocar o público para se movimentar.

Já os usuários da Estação Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda, das 7h às 13h, terão que pedalar para gerar a energia que será usada nos instrumentos musicais de uma banda de rock que se apresenta durante a atividade.

Ainda na Linha 9-Esmeralda, das 12h às 14h, a Estação Santo Amaro terá performance da dupla de clowns “Irmãos Atada”, que fará palhaçadas com esportes típicos como o futebol e o tênis, em uma competição que promete divertir o público.

Na Linha 10-Turquesa, as atividades estarão concentradas na Estação São Caetano. Das 10h às 19h, os interessados poderão “brincar de esquiar” num simulador.

Na Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral, o público será convidado a gerar energia a partir de pedaladas que movimentarão um autorama. Quem quiser, também poderá aproveitar para jogar tênis de mesa. As atividades serão realizadas das 10h às 17h.

A estação Tatuapé, que serve as linhas 11-Coral e Safira, traz uma atração diferente: os usuários poderão experimentar o hoverboard, equipamento de design futurista com motores elétricos e um par de rodas, que fica em contato com o chão o tempo todo. O aparelho é controlado com o movimento do próprio corpo e dispõe de um giroscópio que ajuda evitar quedas.

Estímulo aos hábitos saudáveis

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e se tornou uma campanha mundial contra o sedentarismo. Em vários países, cidades se mobilizam para incentivar seus cidadãos a praticarem atividades físicas.

No Brasil, no mês passado foi instituído oficialmente o “Dia Nacional do Desafio”, que agora integra o calendário oficial, com a proposta de que empresas, órgãos públicos e organizações em geral promovam ações para despertar o interesse do público pelos exercícios.

A partir deste ano haverá uma novidade: o Desafio Trienal, em que as cidades competirão por três edições com o mesmo adversário. O concorrente de São Paulo, até 2020, será Caracas, capital da Venezuela.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 45% da população, entre 14 e 75 anos, é sedentária. Os exercícios físicos trazem diversos benefícios à saúde, como a melhora da frequência cardíaca, além do controle de doenças cardiovasculares, obesidade e osteoporose. Caso haja alguma restrição física, é necessário consultar um médico para receber orientações adequadas.

Para Victor Matsudo, diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o sedentarismo “aumenta a chance das diferentes causas de câncer, em especial o de mama”. “Pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias reduz em 50% o risco de morte por câncer de mama”, aponta Victor.

Alguns grupos com dificuldade de mobilidade também devem encarar o sedentarismo. Para as grávidas, por exemplo, o ideal é não exagerar na hora da malhação, mas de jeito nenhum abandonar a atividade física (sempre com o acompanhamento de um especialista).

“Os benefícios de um estilo de vida ativo para grávidas vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

Na CPTM, as atividades são promovidas pelo Sesc-SP, que desde 1995 coordena o Dia do Desafio. Em 2013, o evento foi incorporado a campanha Move Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. A programação completa com as ações do Dia do Desafio nas unidades do Sesc está no site https://www.sescsp.org.br/.