Pular para o conteúdo

Crianças cariocas estão mais obesas do que as de SP

Pesquisa de campo do programa Meu Pratinho Saudável foi realizada em outubro em comunidades carentes das duas capitais; no RJ, 55,7% dos avaliados estavam acima do peso

As crianças e adolescentes cariocas têm mais sobrepeso do que as paulistanas. É o que aponta pesquisa de campo realizada em outubro nas duas capitais pelo programa “Meu Pratinho Saudável”, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed Editora em Saúde.

Foram avaliados cerca de 350 participantes em cada cidade, em comunidades carentes. Na capital paulista a pesquisa aconteceu no bairro de Paraisópolis, durante dois dias seguidos. No Rio a ação foi na Cidade de Deus, pelo mesmo período.

Enquanto na capital paulista 27,8% dos avaliados estavam acima do peso ideal, no Rio de Janeiro esse índice chegou a 55,7% (mais da metade). Todas as crianças e adolescentes passaram por aferição de peso, altura e circunferência abdominal.

No Rio 44,4% dos participantes foram considerados eutróficos, isto é, com o peso correto para sua altura. Em São Paulo o índice de crianças e jovens no seu peso ideal foi de 70,2%.

Em relação aos hábitos alimentares, 71% das crianças pesquisadas no RJ relataram o consumo regular de frituras, 70%, de doces, e 76%, de refrigerantes. Em São Paulo, 75% dos pesquisados consomem muita fritura, 76%, doces e 80,5%, refrigerantes.

As pesquisas foram realizadas durante mutirões de combate à obesidades infantil do programa “Meu Pratinho Saudável”, que levou sua “carreta da alimentação saudável” às comunidades. O veículo, com 22 metros de comprimento, é equipado com duas cozinhas completas, com fogão, forno, geladeira, freezer e demais utensílios.

Trinta e cinco nutricionistas do programa desenvolveram as atividades com as crianças, que receberam orientação por meio de réplicas de alimentos em resina, aprendendo a montar o prato saudável, do café da manhã e dos lanches. Elas também participaram de uma oficina de culinária, onde aprenderão receitas de arroz cremoso e de suco com legumes, com orientações do preparo adequado dos alimentos e do seu aproveitamento.

Na “oficina dos alimentos”, as crianças aprenderam a  fazer escolhas mais saudáveis na alimentação diária e saberão o quanto de açúcar, sal e gordura têm nos alimentos que eles costumam comer no dia-a-dia.

O objetivo da oficina foi chamar a atenção para os malefícios que o consumo exagerado de alguns tipos de alimentos industrializados, como biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos e achocolatados, podem fazer à saúde. Os itens foram exibidos em quatro monitores de TV de plasma instalados na carreta.

“A obesidade infantil é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis, e levarem esses hábitos para dentro de casa”, conclui Elisabete Almeida.

Meu Pratinho Saudável

O programa Meu Pratinho Saudável  tem como objetivo combater o excesso de peso na população infantil e facilitar o entendimento do que é uma alimentação saudável. Sua metodologia ensina: metade do prato da criança nas refeições principais deve ser preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos) e a outra metade, dividida em 1/4 de alimento rico em proteínas e 1/4 de alimento rico em carboidratos. O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal: fruta, verdura ou legume.