Pular para o conteúdo

Cuidados Paliativos promove encontro para acolhimento de equipe multiprofissional no IOT

No último dia 12 de junho, as portas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) foram definitivamente abertas para receber o grupo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP. A equipe multiprofissional se reuniu para ser acolhida pela instituição – através da Superintendência, Diretorias Executivas do Instituto Central (ICHC) e do IOT e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), para início da assistência na Enfermaria da Ala A, no 4º andar da Ortopedia.

Para receber os pacientes, o novo espaço foi restaurado em tempo recorde, em 10 dias, graças à integração das equipes de manutenção da Divisão de Construções e Conservação (DCC), do ICHC e do IOT. O ambiente possui 24 leitos e começa a funcionar com oito leitos ativos. A expectativa é que se chegue à ocupação de 20 leitos na medida em que estrutura e recursos humanos forem se viabilizando para atender a demanda e incorporar a unidade externa de Jaçanã.

Em 2014, os atendimentos foram transferidos para o Instituto de Psiquiatria (IPq) e numa unidade de internação no Jaçanã, após desativação temporária do Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC) para reforma. Na prática, a transferência dos Cuidados Paliativos para o IOT é a unificação dessas duas unidades de internação, beneficiando todo o fluxo e tratamento com os pacientes e seus familiares, evitando outras mobilizações, como, por exemplo, a permanência numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).