Cuidados Paliativos promove encontro para acolhimento de equipe multiprofissional no IOT

Cuidados Paliativos promove encontro para acolhimento de equipe multiprofissional no IOT

No último dia 12 de junho, as portas do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) foram definitivamente abertas para receber o grupo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP. A equipe multiprofissional se reuniu para ser acolhida pela instituição – através da Superintendência, Diretorias Executivas do Instituto Central (ICHC) e do IOT e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), para início da assistência na Enfermaria da Ala A, no 4º andar da Ortopedia.

Para receber os pacientes, o novo espaço foi restaurado em tempo recorde, em 10 dias, graças à integração das equipes de manutenção da Divisão de Construções e Conservação (DCC), do ICHC e do IOT. O ambiente possui 24 leitos e começa a funcionar com oito leitos ativos. A expectativa é que se chegue à ocupação de 20 leitos na medida em que estrutura e recursos humanos forem se viabilizando para atender a demanda e incorporar a unidade externa de Jaçanã.

Em 2014, os atendimentos foram transferidos para o Instituto de Psiquiatria (IPq) e numa unidade de internação no Jaçanã, após desativação temporária do Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC) para reforma. Na prática, a transferência dos Cuidados Paliativos para o IOT é a unificação dessas duas unidades de internação, beneficiando todo o fluxo e tratamento com os pacientes e seus familiares, evitando outras mobilizações, como, por exemplo, a permanência numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

COMENTÁRIOS