Pular para o conteúdo

SP premia hospitais e equipes que incentivaram doações e transplantes de órgãos

Prêmio ‘Destaque em Transplantes’, espécie de ‘Oscar’ da categoria, homenageia 14 instituições de saúde e dois Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu premiar os hospitais e equipes que mais contribuíram, neste ano, para o incentivo da doação de órgãos, bem como as que se destacaram na realização de transplantes. A homenagem aconteceu no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, na capital paulista. Todas as unidades recordistas em número de transplantes ou notificação de doadores receberam uma placa estilizada da Secretaria.
“Hoje o Estado de São Paulo tem um serviço de transplantes que é referência nacional e internacional e o prêmio vem incentivar os profissionais e os hospitais a manterem a qualidade e aperfeiçoarem cada dia mais este trabalho”, disse o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Dentre os hospitais que mais realizaram transplantes, Hospital Israelita Albert Einstein se destacou nas cirurgias de fígado, com 105 procedimentos realizados de janeiro a agosto. No interior, o destaque ficou para o Hospital das Clínicas da Unicamp, que realizou 27 transplantes no período.

No caso dos transplantes de coração, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da capital foi a unidade de maior destaque na região da Grande São Paulo, com 23 procedimentos realizados nos oito primeiros meses deste ano. No interior, o Hospital das Clínicas da Unicamp foi a principal unidade, com nove procedimentos feitos no período.

Dentre os transplantes isolado de pâncreas, o Hospital Bandeirantes se destacou na capital com nove procedimentos na Grande São Paulo. Já no caso de pâncreas e rins (transplante simultâneo), o Hospital do Rim e Hipertensão, da Escola Paulista de Medicina, liderou o número de procedimentos, com 19 cirurgias. No interior, o Hospital das Clínicas de Botucatu foi o que mais realizou transplantes de pâncreas e rins: quatro ao todo.

No caso dos transplantes isolados de rim, o Hospital do Rim e Hipertensão, da Escola Paulista de Medicina também venceu, com 431 procedimentos. O Hospital das Clínicas da Unicamp foi o vencedor em número absoluto de transplantes de rins no interior, com 59 registros. Dentre os transplantes de pulmão, o Hospital das Clínicas da FMUSP liderou na capital, com 18 procedimentos.

Sobre os dados de transplantes de córnea, na Grande São Paulo, o Hospital de Olhos Paulista alcançou o maior número de pacientes, com 150 procedimentos. No interior, o Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o grande destaque, com 1.502 transplantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *