Pular para o conteúdo

Desfile de moda inclusiva do Lucy Montoro encerra a 2ª edição do workshop “Atalhos e Retalhos”

Na última sexta-feira (6), os pacientes do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) – Rede Lucy Montoro que participaram da segunda edição do “Atalhos e Retalhos” desfilaram em grande estilo com as peças produzidas e adaptadas durante os quatro módulos do workshop.

Marcado pela mistura de cores, estilos, texturas e muita animação, o desfile aconteceu em parceria com o Istituto Europeo di Design (IED) e, antes de desfilarem, os pacientes fizeram um ensaio fotográfico exclusivo em estúdio profissional, dirigido pelo estilista e professor do curso de moda do IED, Dudu Bertholini.

“A maioria dos pacientes que está aqui hoje fez o primeiro módulo do curso, mostrando o quanto a primeira experiência foi transformadora e o quanto eles queriam mais. Na primeira edição, fizemos o desfile dentro da Rede Lucy e agora quis aproveitar a oportunidade de estar lecionando no IED para realizar essa parceria e trazer o desfile para um espaço de moda, fotografia e design que forma profissionais super qualificados. Isso é representatividade!”, comentou Daniela Auller, estilista especializada em moda inclusiva e idealizadora do projeto.

Para os pacientes que participaram do projeto, a oportunidade de ser fotografado em um estúdio profissional e de desfilarem em uma universidade de moda internacional foi marcante. Emocionado, o ex-paciente da Rede Lucy Montoro, Daniel Souza e Silva, que participou das duas edições do workshop, comentou: “A primeira experiência foi o reconhecimento, a evolução e a adaptação das peças que deixamos de usar e estavam no armário. A segunda edição trouxe a criação, incentivando as pessoas com deficiência a saírem da invisibilidade e a serem protagonistas do mundo da moda”.