Pular para o conteúdo

Dia da mentira: conheça alguns mitos e verdades mais comuns na saúde

 

DENGUE

É verdade que durante períodos mais frios a população está livre da dengue?

FAKE NEWS. Durante o frio, a larva do mosquito entra no estado de hibernação e quando voltam as chuvas e as altas temperaturas, as larvas eclodem e há novamente a contaminação. Com isso, o trabalho de vistoria de quintais, terrenos baldios, estabelecimentos e outros locais, assim como a busca e eliminação de criadouros do mosquito da dengue deve ser constante durante todo o ano.

É verdade que apenas a fêmea pica?

VERDADE. A fêmea necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar prosseguimento no seu ciclo de vida. Ela pode colocar até 500 ovos durante o seu tempo de vida, variando de 30 a 45 dias, tempo suficiente para picar até 300 pessoas.

Vai viajar? Proteja sua casa da dengue

FEBRE AMARELA

É verdade que os macacos podem transmitir febre amarela?

FAKE NEWS. Os macacos não são responsáveis pela transmissão. Esses animais são sentinelas, ou seja, ajudam a identificar a presença do vírus em determinada região, possibilitando ao poder público a antecipação das ações de prevenção.

É verdade que a vacina é a principal forma de prevenção da febre amarela?

VERDADE. Sim, a vacinação é a forma mais eficaz de se proteger contra a febre amarela. A vacina é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência de cada município e nos ambulatórios dos viajantes dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Se a pessoa apresentar contraindicações a vacinação é recomendável utilizar repelente e evitar o deslocamento ou permanência em áreas onde o vírus circula.

Campanha de vacinação contra febre amarela segue nas estações da CPTM

ALIMENTAÇÃO

É verdade que ficar em jejum ajuda a emagrecer?

FAKE NEWS. Quando ficamos muitas horas em jejum nosso metabolismo fica mais lento e não queima as calorias de forma necessária.Além disso, ficar em jejum pode dificultar a realização do trabalho e outras atividades do dia a dia, devido à baixa oferta de energia.

É verdade que comer muito rápido pode fazer engordar?

VERDADE. O cérebro demora um tempo pra mostrar ao organismo que está saciado. Se a pessoa come rápido, ela não está se saciando e tende a consumir mais alimentos sem perceber e alimentos que não são próprios.

Conheça os erros mais comuns para quem quer emagrecer

DOAÇÃO DE SANGUE

É verdade que posso doar sangue apenas 12 meses depois de fazer tatuagem?

VERDADE.

É verdade que grávidas precisam esperar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

VERDADE.

Veja cuidados a serem tomados após doar sangue