Pular para o conteúdo

Dia Nacional da Mamografia: exame é a melhor prevenção contra o câncer

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, mas mesmo assim muitas delas não sabem da importância dos exames preventivos. Para isso, foi instituído, há dois anos, o Dia Nacional da Mamografia, com o intuito de sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce da doença.

A dona de casa Salete Pelizzaro realizou recentemente a mamografia e descobriu alguns nódulos benignos no seio. “Por isso é muito importante fazer o exame. Graças a Deus, os nódulos são benignos. Quanto mais cedo isso for diagnosticado melhor”, conta ela.

De acordo com o mastologista Luiz Henrique Gebrim, o câncer de mama atinge todo e qualquer tipo de mulher. “É importante saber que quanto mais idade a mulher tem, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, pode ser um câncer silencioso. O que traz a mulher ao médico são dores ou pontadas na mama, mas isso não tem a ver com o câncer. O que mais preocupa é o aparecimento de nódulos”.

Carreta Mulheres de Peito

Um projeto do Governo do Estado de São Paulo tem sido bem sucedido no que se diz respeito à prevenção do câncer de mama. Desde o início do programa, em 2014, as carretas já realizaram mais de 185,8 mil exames, sendo 176.254 mamografias, 6.801 ultrassonografias de mama, 729 biópsias de mama e encaminharam 2.018 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais.

As carretas do programa Mulheres de Peito percorrem o estado oferecendo mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade.

A carreta do Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

O veículo oferece exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. “O acesso ao exame de mamografia agiliza o diagnóstico e o tratamento precoce para a doença”, diz José Henrique Germann, secretário de Estado da Saúde.

Caso seja detectado algum problema nos exames realizados nas carretas ou nos serviços de saúde agendados por meio do 0800, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento na unidade da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próxima da sua residência.

“A rede Hebe Camargo oferece estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos, com atendimento humanizado, uma iniciativa diferenciada que fortalece a assistência”, afirma a coordenadora da rede, Sônia Alves.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Veja abaixo onde se encontram atualmente as carretas da mamografia:

UM 1 Bauru 28/jan 16/fev Rua José Ferreira Marquês até a quadra 06 (Em frente a CIA do Caldinho) – Pontos de Referência:Parque Vitória Régia – CEP: 17012-200
UM 2 Itu 28/jan 16/fev Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 Referencia: ao lado do Terminal de Onibus  – CEP: 13308-200
UM 3 Presidente Prudente 28/jan 16/fev Av. Cel. José Soares Marcondes, 2380 – Vila Euclides, Pres. Prudente – SP, 19013-050
UM 4 Serrana 21/jan 09/fev Rua: Dr Tancredo de Almeida Neves, 95 – Bairro: Jardim Boa Vista – Referência: Atrás do Fórum – CEP: 14150-000