Pular para o conteúdo

Dia Nacional do Ciclista: saiba os benefícios de andar de bicicleta

Bike, ciclista, biker, magrela. Não importa o nome, se você pedala pouco ou muito, se é profissional ou não. O que importa é pedalar e movimentar o corpo. O Dia Nacional do Ciclista entrou no calendário oficial do país, em 2017, e o evento passou a ser comemorado no dia 19 de agosto.  

Pedalar é uma atividade física aeróbica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 30 minutos dessa atividade cinco vezes por semana para se ter diversos benefícios, como melhora da pressão, obesidade, doenças crônicas, como diabetes e até câncer. 

Pedalar também trabalha principalmente músculos da coluna, do quadril e do joelho. Sem dúvida é preciso fazer um trabalho de fortalecimento e alongamento dessa musculatura pra evitar sobrecarga e lesão. E também deve se prestar muita atenção no trânsito para evitar quedas e possíveis fraturas”, explica Henrique Gurgel, especialista em quadril do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Se você já pratica essa atividade física ou ainda está pensando em quais são os benefícios, Henrique Gurgel separou quatro dicas:  

Pedale de uma maneira moderada cerca de 30 minutos de preferência e cinco vezes por semana 

Faça um bom trabalho de fortalecimento e alongamento de todo o corpo e principalmente da musculatura da coluna lombar, do quadril e do joelho. 

Preste atenção na sua postura ao pedalar 

E preste muita atenção no trânsito