Pular para o conteúdo

Diabetes, a doença silenciosa

Trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa. Por isso é importante que se fique atento quanto aos principais sintomas: cansaço, perda de líquido, aumento de fome e sede e má circulação do sangue. A diabetes é causada pela falta ou falha de produção da quantidade suficiente de insulina que o corpo precisa pelo pâncreas. Isso causa um aumento dos níveis de açúcar ou de glicose no sangue.

“Muitas pessoas vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta Tatiana Valente, endocrinologista do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini”, unidade unidade da Secretaria gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina).

A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Quando não controlada, a diabetes pode desencadear diversas complicações, como perda da visão a até mesmo alterações vasculares que podem levar à amputação, principalmente dos membros inferiores. Além disso, pessoas diabéticas são mais propensas a sofrerem ataques cardíacos e derrames.

“Eu descobri que estava com diabetes após um exame de rotina, fui um susto muito grande. Eu não percebi nenhuma alteração no meu corpo”, explica o vendedor Luis Carlos que recebeu o diagnóstico de diabetes em 2013.

O SUS fornece gratuitamente as insulinas para o controle do diabetes por meio das Unidades Básicas de Saúde municipais. Além do medicamento, é fundamental que o controle do diabetes alie atividade física, alimentação balanceada e acompanhamento médico regular.

“Muitos vivem de três a cinco anos sem saber que possuem a doença”, alerta a endocrinologista Tatiana Valente. A prevenção e o controle da diabetes são fundamentais para evitar suas complicações. Idade, histórico familiar, estresse, alimentação inadequada e sedentarismo também são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Alimentação e diabetes

“Carboidratos complexos como tortas, massas e arroz, batata e mandioca devem ser consumidos com moderação, dando preferência aos integrais”, explica ela. “Eles são fundamentais para a dieta de uma pessoa diabética, pois as fibras impedem a absorção de açúcar de outros alimentos”.