Pular para o conteúdo

DiaDosPais: aproveite os parques de São Paulo para caminhar

Todo mundo já escutou a famosa frase “quem ama cuida”. E um ato de amor pode ser demonstrado de diversas formas, com pequenos gestos. Neste Dia dos Pais, comemorado domingo (11), pode ser um bom momento para você compartilhar o seu afeto com uma simples atitude: convidar o seu pai para caminhar e aproveitar o momento para cuidar da sua saúde e da dele também. 

Quem pratica esse tipo de atividade física fica mais disposto para realizar as tarefas de rotina e ainda aprimora a capacidade cerebral. 

O exercício tem um impacto positivo sobre nosso corpo e mente, contribuindo com o bom humor e a sensação de bem estar, além de estar diretamente ligado ao aumento da autoestima. 

A prática de esportes ainda traz benefícios cardiovasculares e ajuda a controlar o peso, auxiliando na prevenção do câncer e garantindo mais saúde, em todas as faixas etárias. 

Separamos alguns parques estaduais que podem servir de cenário para esse momento.  

Parque da Juventude
Localizado na zona Norte da capital, o parque possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte. Conta ainda com pistas de skate para street e vertical. Há também bicicletário disponíveis em frente à entrada. 

Local: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana – São Paulo (ao lado do metrô Carandiru)
(11) 2089-8600 

Parque Villa Lobos 
Uma ótima opção de lazer ao ar livre. O parque localizado no Alto de Pinheiros, possui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e um bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui aparelhos para ginástica, pista de cooper, de patins e skate, tabelas de street basketball, anfiteatro e área aberta para shows, sanitários adaptados e lanchonete. 

Local: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros – São Paulo
Funcionamento: De segunda a segunda das 5h30 às 19h
(11) 2683-6302 

Parque Ecológico do Tietê
Margeando a rodovia Ayrton Senna, o Parque Ecológico Tietê tem área de 14 milhões de metros quadrados proporcionamdp uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, 

Local: Avenida. Dr. Assis Ribeiro, altura do 3.000, Cangaíba – São Paulo
Funcionamento: diariamente das 8h às 17h
(11) 2958-1477 

Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal) 
Mais conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren foi criado pelo botânico sueco que dá nome ao local. Além do instituto florestal, o parque abriga o palácio de verão do Governo Estadual, lagos, bicas e espaços abertos. O visitante pode visitar o Museu Florestal Otávio Vecchi e o marco do trópico de Capricórnio, que passa pelo parque. 

Local: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, zona norte de São Paulo 

Parque da Água Branca
Criado em 1929, o parque não é apenas tombado como patrimônio histórico do Estado, mas cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Além da natureza, mantém exposições permanentes no Instituto Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário com as espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo, e um relógio de sol que marca a passagem do tempo em vários países. 

Local: Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo