Pular para o conteúdo

Dicas para regular o sono para a volta às aulas

Com o fim das férias escolares, as crianças e os jovens precisam se readaptar a rotina normal de estudos. Durante o período de descanso, é muito comum dormir e acordar mais tarde, principalmente os adolescentes.

Para a Dra. Rosa Hasan, coordenadora do Laboratório do Sono do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, é fundamental voltar à rotina de sono saudável, respeitando os horários de dormir e levantar.  “A primeira sugestão é começar acordar mais cedo, se expor a luz pela manhã e praticar atividades físicas pela manhã, se possível. Isso ajuda a regularizar os horários de sono, sofrendo menos na volta às aulas”, explica.

Os hábitos alimentares noturnos podem interferir também na qualidade do sono. Quem costuma comer alimentos muito pesados à noite acaba tendo mais dificuldade para dormir do que quem faz uma refeição mais leve.

Para a nutricionista Karin Klack, alguns alimentos que parecem leves, mas na realidade não são. “É o caso de bebidas que contém cafeína, como o café, mate, chá preto e chá verde, usado muitas vezes para quem quer emagrecer por ser um termogênico”, alerta.

Outras dicas que podem contribuir para um sono saudável

– Evite cochilos ao longo do dia para não postergar o sono da noite
– Evite consumo de substâncias estimulantes como cafeína (café, chás e refrigerantes) e chocolate depois do horário do almoço
– Próximos ao horário desejado de sono (uma ou duas horas antes) não utilize aparelhos eletrônicos, jogos, redes sociais e evite filmes e série estimulantes
– Procure atividades mais relaxantes como leitura, música, trabalhos manuais em ambientes com luz indireta
– Evite refeições pesadas à noite