Pular para o conteúdo

Distribuição de leite materno cresce 24% em SP e atinge 43 mil litros em 2018

A distribuição de leite materno no SUS em SP cresceu 24,4% nos últimos três anos, saltando de 34 mil litros, em 2015, para 43 mil, no ano passado. É o que mostra o levantamento da coordenação da rede de bancos de leites do Estado de São Paulo, divulgado no “Agosto Dourado”, mês de incentivo à amamentação.

O Estado de São Paulo possui a maior rede de Bancos de Leite Humano (BLH) do país, com 59 bancos e 39 postos de coleta. Nesse período, o número de doadoras também cresceu 14,6%, saltando de 37 mil para 43 mil mulheres que contribuem com a iniciativa.

A quantidade de leite coletado também teve um aumento significativo. Em 2018, foram 54 mil litros, 16,4% a mais que em 2015, quando a coleta totalizou 46 mil litros de leite.

Como parte das atividades da rede, a Secretaria de Estado de Saúde realiza nesta quarta-feira, 31 de julho, um evento para abrir a Semana Mundial de Amamentação. Palestras e rodas de conversa estão programadas para a ocasião (confira abaixo a programação). O evento destinado para todos os públicos, especialmente mães que estão nesta fase.

“O ‘Agosto Dourado’ é um mês muito especial para relembrar a todos a importância da amamentação e, principalmente, conscientizar sobre o papel da doação de leite humano”, afirma a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Andrea Spinola.

“A doação conta muito, em qualquer quantidade, pois contribui principalmente para a saúde dos recém-nascidos internados em unidade neonatal. Além disso, doar também faz bem para as mães, uma vez que o leite parado nas mamas pode trazer complicações para a mulher, como empedramento as consequentes dores”, complementa.

Orientações sobre a doação e serviços de Banco de Leite e Postos de Coleta podem ser consultadas em: www.rblh.fiocruz.br.

Saiba aqui como coletar o leite humano.

Programação:

10h – Palestra “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação” – Dr. Moises Chencinsk, Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo

10h30 – Roda de Conversa: “Rede de apoio na amamentação Participação de famílias e Empresa” – Dra. Andrea Spinola Fernandes, Centro de Referência em BLH – Região Metropolitana SP

Mediadoras: Mariana Katscha e Roberta Manreza

12h30 – Encerramento Musical: Kaio Cortez

Local: Secretaria de Estado da Saúde (Auditório Musolino)/ Avenida Doutor Arnaldo, 351 – Cerqueira Cesar, São Paulo – SP.