Pular para o conteúdo

Doe sangue antes de se vacinar contra a febre amarela

O verão é uma das melhores épocas do ano, mas que traz de carona algumas contrariedades. Uma delas são as fortes chuvas que causam inundações e deslizamentos. Outra são as doenças cujas taxas de incidência crescem durante a estação, a exemplo da febre amarela. O aumento da temperatura favorece a reprodução dos mosquitos transmissores da patologia.

Em São Paulo, o Governo do Estado já deu início à campanha de vacinação contra a doença. Mas aqueles que pretendem doar sangue devem ficar atentos. Isso porque a febre amarela pode ser um motivo de recusa temporária na triagem dos candidatos nos hemocentros.

Aqueles que receberam a vacina devem aguardar 4 semanas para doar sangue. Já quem esteve em região com surto de febre amarela e não foi vacinado deve esperar 30 dias. Agora, as pessoas que contraíram a doença só estarão aptas a doar sangue 6 meses após a recuperação completa (clínica e laboratorial). De qualquer modo, para que a coleta de sangue não venha a cair por conta desses impedimentos, a Pró-Sangue faz um alerta à população. A ideia é que as pessoas façam a sua doação antes de vacinar. A antecipação poderá salvar muitas vidas.

Doe sangue antes de se vacinar contra a febre amarela!