Pular para o conteúdo

#DoeSangue: interessados podem agendar a doação por telefone ou email

Com o objetivo de oferecer um atendimento eficiente e rápido, a Fundação Pró-Sangue permite que os interessados doem sangue com hora marcada. A medida evita também as esperas nos postos de coleta.  Os estoques estão em baixa e precisam de doadores. Os sangues tipos B-, A- e O- estão em estado de emergência.  

É possível realizar o agendamento pelo telefone (11) 4573-7800 ou por email agendamento@prosangue.sp.gov.br.  

Quem pode doar   

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.  “É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, enfatiza a médica hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.

Deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. “Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação”, explica Dr. Vanderson Rocha.

Confira os pré-requisitos básicos para doar.  

Quem não pode doar 

Não pode doar pessoas com idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos. O limite superior para a primeira doação é 60 anos. Pessoa acima de 61 anos e nunca realizou uma doação está inapto.  

Outros impedimentos: 

  • peso inferior a 50 kilos
  • anemia no teste realizado imediatamente antes da doação
  • hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação 
  • aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação
  • febre no dia da doação
  • grávida
  • amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses

Mais informações aqui 

Serviço  

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta, acesse o site da Fundação Pró-Sangue Outras informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue: (11) 4573-7800.  

 A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas de sangue por mês.