#DoeSangue: saiba os requisitos para doar

#DoeSangue: saiba os requisitos para doar

A doação de sangue é um ato generoso que pode salvar até quatro vidas. A Fundação Pró-Sangue alerta que os estoques de sangue O+, O-, A- e B- estão em estado crítico.  Vale ressaltar que os estoques podem variar diariamente. Para consultar o volume das reservas, acesse aqui.  

Para realizar a doação, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde,  desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para consultar os documentos necessários e o formulário de autorização). É obrigatório também comparecer alimentado ao posto de coleta, pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.  

Nas quatro horas que antecedem a doação é recomendado evitar alimentos gordurosos. No caso de bebidas alcoólicas, doze horas antes. Pessoas com gripe ou resfriado não podem doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, o doador deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. “Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar por 48 horas para doar. No ato da entrevista de triagem outros impedimentos poderão ser identificados”, explica o diretor-presidente da Fundação, Prof. Dr. Vanderson Rocha.

Os pré-requisitos de doação podem ser consultados no site da Fundação Pró-Sangue. “Entrei no site da Pró-Sangue, vi o posto de coleta mais próximo de casa e vim doar pela primeira vez. Foi tudo muito rápido, cheguei aqui no Posto, fui muito bem recebida”, explica a administradora de empresas Marlene Schiazza. 

Fundação Pró-Sangue 

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. 

Mais informações no Alô Pró-Sangue: 0800 55 0300. 

 

 

COMENTÁRIOS