Pular para o conteúdo

É hora de colocar em dia vacinação de 2,8 milhões de crianças

Menores de cinco anos de idade devem ser levados aos postos de saúde a partir deste sábado, 24 de agosto, para atualizar a caderneta 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir de amanhã, 24 de agosto, uma campanha para colocar em dia a vacinação de 2,8 milhões de crianças paulistas menores de cinco anos (veja dados regionais abaixo). O objetivo é conferir a caderneta e aplicar, gratuitamente, as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada um.

Das 8h às 17h de amanhã, 38,3 mil profissionais da saúde estarão mobilizados em 5,8 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo.

As doses serão aplicadas para proteger contra 15 tipos de doenças, entre paralisia infantil, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Para a campanha de atualização da caderneta, que seguirá até 30 de agosto, também serão disponibilizados, em parceria com as prefeituras, 2,4 mil carros, 42 ônibus, 11 motos e seis barcos.

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente para acesso ao arquivo.

“Esta é uma campanha muito importante. Para que essas crianças estejam protegidas, é fundamental que mantenham a cobertura vacinal completa, de acordo com cada idade”, afirma a pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Segundo a médica, esta campanha tem entre suas finalidades reforçar a imunização, principalmente contra doenças que apresentam coberturas vacinais mais baixas, como a pneumonia. “A vacina contra a pneumonia também está prevista no calendário e devem ser administradas aos 3, 5 e 7 meses de vida, com reforço aos 15 meses”, ressalta.

 

População menor de cinco anos de idade no Estado de SP

 

REGIÃO

Total da População

CAPITAL

786,7 mil

GRANDE ABC

172 mil

ALTO TIETÊ E GUARULHOS

211,5 mil

FRANCO DA ROCHA

41,5 mil

OSASCO

220,5 mil

ARAÇATUBA

44,2 mil

ARARAQUARA

58,2 mil

ASSIS

29,7 mil

BARRETOS

26 mil

BAURU

69,2 mil

BOTUCATU

38,5 mil

CAMPINAS

269 mil

FRANCA

44,2 mil

MARÍLIA

36,6 mil

PIRACICABA

92,1 mil

P. PRUDENTE

44,6 mil

VALE DO RIBEIRA

21 mil

RIBEIRÃO PRETO

88 mil

BAIXADA SANTISTA

120,1 mil

S. J. DA BOA VISTA

48,7 mil

VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

160,3 mil

S. J. DO RIO PRETO

86,1 mil

SOROCABA

158,8 mil