Emagrecer com saúde é o segredo para manter o peso

Emagrecer com saúde é o segredo para manter o peso

Emagrecer é um dos maiores desejos das pessoas quando o assunto é saúde e beleza. No entanto, apesar de inúmeras dietas existentes por aí, muitas pessoas reclamam que não conseguem emagrecer ou então perdem quilos rapidamente e logo engordam.

Além dos riscos para a saúde, fórmulas radicais de emagrecimento podem não ser soluções eficazes e de longa duração. É preciso mudar o estilo de vida e os hábitos alimentares. “Os hábitos devem ser trocados aos poucos, porque ninguém vai mudar em um mês toda a alimentação que fez errada a vida inteira” explica Karin Klack, nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Apesar de ser um tema já discutido muitas vezes, não existe outra fórmula de sucesso. Para perder peso, é preciso combinar a alimentação saudável com as atividades físicas. Alguns erros, no entanto, são bem comuns, e podem trazer riscos à saúde.

O jejum, por exemplo, não ajuda a acelerar o metabolismo e não queima as calorias de forma necessária. As dietas da moda, por sua vez, se mostram “milagrosas”, mas não são saudáveis. O que acontece a longo prazo pode ser mais determinante para que você não engorde.

Parece bobagem, mas ir ao supermercado com fome faz com que alimentos errados sejam comprados por impulso. Comer rápido é outro problema, pois não mostra ao organismo que ele está saciado, fazendo com que a pessoa coma mais. Se alimentar em frente ao computador ou televisão não é indicado, pois a distração faz com que você coma sem perceber.

Comer alimentos diet ou light não significa que são liberados para consumo em altas quantidades. Tudo precisa de quantidade regrada. O carboidrato é o grande vilão das dietas, mas sem ele, não haverá energia no corpo para realizar as atividades físicas do dia a dia.

O equilíbrio emocional também é importante para o emagrecimento. Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa Meu Prato Saudável, sensações como tristeza, raiva ou culpa não melhoram depois que comemos. “Ao contrário, depois de comer demais para compensar esses sentimentos, vêm a frustração e a sensação de fracasso.”

COMENTÁRIOS