Pular para o conteúdo

Emílio Ribas lança guia para manejo de doenças associadas ao HIV

Manual, produzido por médicos do Instituto, servirá como referência para unidades especializadas em tratamento de DST/Aids; 2 mil exemplares serão distribuídos em todo o Brasil

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Programa Estadual DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde, lançam hoje, 3 de dezembro, o “Guia de Investigação, Manejo e Prevenção das Comorbidades Associadas ao HIV”.

O  material visa auxiliar os médicos na prevenção, investigação diagnóstica e manejo terapêutico das principais comorbidades identificadas em pacientes com HIV. Cerca de 2.000 exemplares serão distribuídos gratuitamente em todo o Brasil para médicos que atuam em centros de referência para tratamento de pacientes que vivem com HIV.

Durante o evento, que ocorre no Hotel Novotel Jaraguá, médicos do Instituto e do CRT (Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids), unidade estadual, levarão casos clínicos para serem discutidos aplicando na prática as orientações do guia traduzidas por meio de algoritmos para a investigação e manejo. Serão discutidos casos clínicos de risco cardiovascular, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia, doenças renais, osteopenia e osteoporose, alterações neurocognitivas, alterações de enzimas hepáticas e manejo de cirróticos.

“O guia foi idealizado pelos médicos do Instituto para ajudar os colegas infectologistas e outros especialistas a conduzirem corretamente o tratamento das comorbidades que podem ser apresentadas pelos pacientes soropositivos”, explica Ana Carla Carvalho de Mello e Silva, coordenadora do projeto e do ambulatório de lipodistrofia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em