Pular para o conteúdo

EMTU: Terminal São Mateus tem campanha de prevenção às DSTs

Nesta terça-feira (12), no Dia dos Namorados, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) promove uma campanha de prevenção às DSTs, as Doenças Sexualmente Transmissíveis, no Terminal São Mateus.

A ação irá ocorrer das 7h30 às 12h30 e contará com agentes de prevenção para realizar testes rápidos de HIV e sífilis, com o objetivo de fazer o diagnóstico precoce nos usuários. Também haverá distribuição de material informativo, além de preservativos femininos e masculinos.

A Dra. Maria Clara Gianna, diretora técnica do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, ressalta a importância de tornar acessível esse tipo de campanha. “Se a pessoa identificar o vírus no momento adequado, vai ser mais simples o tratamento da Aids, e os medicamentos terão efeito maior”, esclarece.

A campanha, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São Mateus, faz parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP que promove eventos culturais, de inclusão social, além de campanhas ligadas à saúde da população.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2016, foram notificados 87.593 casos de sífilis adquirida, 37.436 casos de sífilis em gestantes e 20.474 casos de sífilis congênita – entre eles, 185 óbitos – no Brasil.

“Cada etapa do processo na linha de cuidado da gestante, especialmente na atenção pré-natal, deve ser rigorosamente cumprida. É fundamental a ampla cobertura na oferta de testes para sífilis e retorno dos resultados em tempo hábil, tratamento adequado para gestante e parceiro sexual, orientação para prática sexual segura e planejamento reprodutivo”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/ Aids-SP.

Ainda segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através do Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, de 2007 até junho de 2017, foram notificados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) 194.217 casos de infecção pelo HIV no Brasil.

SERVIÇO

Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP
Data: 12/06
Horário: 7h30 às 12h30