Pular para o conteúdo

Entenda a diferença entre hipotiroidismo e hipertiroidismo

A tireoide é uma glândula endócrina localizada no pescoço e muito importante para o funcionamento do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, influenciando no desenvolvimento do corpo e na atividade do sistema nervoso. 

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são os principais distúrbios da tireoideque são doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens. 

A funcionária pública Margarida Ferreira Mizzin explica que identificou a doença depois de um exame de rotina. “Eu sempre tive problema para perder peso. O endócrino pediu exames específicos da tireoide e em um desses exames detectou a deficiência do hormônio”, conta. 

Hipertiroidismo 

No hipertireoidismo, há uma grande produção de hormônios, que pode ser por um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo. São sintomas da doença emagrecimento, taquicardia, leve tremor nas extremidades, irritabilidade e insônia. 

Uma das melhores estratégias para manter a tireoide sob controle e prevenir problemas é ficar de olho na alimentação. Alguns hábitos alimentares são verdadeiros inimigos. O excesso de sal, açúcar, gorduras saturadas e alimentos refinados e industrializados afetam a tireoide e prejudicam a fabricação dos hormônios. 

Cada diagnóstico necessita de um tratamento adequado que quanto antes for iniciado melhor e mais rápido o organismo do paciente vai reagir. 

 Hipotiroidismo 

O hipotiroidismo afeta o funcionamento da tireoide, glândula localizada no pescoço e responsável por produzir os hormônios T3 e T4. No hipotireoidismo os níveis desses hormônios, que regulam o metabolismo do corpo, ficam baixos. 

Os sintomas variam de cada pessoa, segundo a endocrinologista Suemi Marui. “Em geral o paciente reclama da dificuldade de perder peso, dores articulares, inchaço pelo corpo, um sono excessivo e intestino mais irritável”, conta.