Pular para o conteúdo

Entenda os sintomas e como minimizar a TPM

 

A Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM, tem inúmeras reações e sintomas. Com mais de 200 manifestações diferentes, é estimado que entre 60% e 70% das mulheres apresentam reações, que vão desde dor nas mamas até alteração de humor. A intensidade, no entanto, é o que varia de um quadro para o outro.

O ginecologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, José Maria Soares Junior, afirma que muitas pessoas chamam de “frescura”, mas que a TPM realmente influencia a qualidade de vida da mulher, podendo comprometer o seu relacionamento afetivo e também profissional.

No entanto, as formas mais graves da TPM é a chamada disforia, ou chama síndrome disfórica, que constitui em uma psicopatia que pode exigir um tratamento mais específico com psicólogos e psiquiatras.

“A TPM em si tem uma gama de sintomas, que podem variar entre psíquicos, comportamentais e também físicos. Entre os tratamentos podemos dividir entre duas partes: não farmacológica, mudando o estilo de vida da paciente, principalmente em hábitos alimentares, aumento de atividade física e diminuição do stress diário; e a farmacológica,  em que, geralmente, é usada a pílula anticoncepcional”, explica Soares Junior.

É importante se atentar à alimentação. Estudos mostram que pacientes com deficiência de alimentos ricos em cálcio ou frutas e legumes também podem ter piora na TPM. Por isso, uma dieta equilibrada pode diminuir os sintomas.

“Por ajudar a modular os níveis de estrogênio, que é um hormônio feminino, os alimentos ricos em fibra, como nozes, frutas e cereais integrais também auxiliam a minimizar os sintomas da TPM. Alimentos ricos em triptofano, como feijão, carnes, peixes, ovos e ervilha, por exemplo, aumentam a serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar”, diz Lara Natacci, nutricionista do Programa Meu Prato Saudável, parceria do Instituto do Coração (InCor) com a LetinMed Editora em Saúde.