Pular para o conteúdo

Entre para o Clube Irmãos de Sangue com 10 doações voluntárias

Você sabia que a Fundação Pró-Sangue conta com um projeto para homenagear os seus doadores voluntários? A ideia nasceu da vontade de reconhecer e demonstrar o orgulho, a admiração e a gratidão da fundação pelas pessoas que ajudam a salvar vidas. O Clube Irmãos de Sangue foi lançado em 25 de novembro de 1998, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Atualmente, o Clube conta com mais de 10 mil associados. Para se tornar um membro, os doadores devem ter feito no mínimo 10 doações voluntárias na Pró-Sangue. Os associados têm direito a uma carteirinha especial com foto realizada no momento da doação.

Acima de 10 doações voluntárias o doador receberá o Cartão Bronze, depois da 20ª doação o Cartão Prata e depois da 50ª doação o Cartão Ouro. Para os doadores do Clube que completarão 70 anos de vida receberão o Cartão Emérito, como uma singela forma de agradecimento pelo tempo dedicado à doação. Além do reconhecimento, quem se associa ao Clube Irmãos de Sangue tem atendimento preferencial no Cadastro e na Triagem, em qualquer posto de coleta da Pró-Sangue, exceto no teste de anemia e na coleta do sangue, conforme Regulamento do Clube.

“Todos os associados do clube têm direito a uma carteirinha especial com foto realizada no momento da doação, convites para os eventos realizados na Pró-Sangue, além da inclusão de uma foto no site da instituição e homenagem no jornal Pró-Sangue Online”, explica a médica hometerapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.

Como fazer parte do Clube Irmãos de Sangue

A partir 10ª doação voluntária, envie sua foto para o e-mail: clube@prosangue.sp.gov.br, com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nº do RG e endereço. Os doadores de plaquetas também poderão participar bastando ter 10 doações voluntárias de plaquetas e ser doador da Pró-Sangue por, no mínimo, 02 anos.

Após confirmação dos dados do doador e número de doações na Pró-Sangue, será feita a produção e envio do Cartão para endereço cadastrado na última doação. “Eu já fiz mais de 20 doações voluntárias. Todo ano, venho pelo menos duas vezes doar, mantenho essa rotina há quase 11 anos”, disse o advogado Pedro Guilherme.

Sua carteirinha personalizada chegará em sua casa pelo correio em até 60 dias. “Recebi minha carteirinha em casa, é muito bacana o registro de uma ação tão importante quando à dê doar sangue”, disse o gerente de projetos, Marco Villa Rocco.

Como doar sangue

Para garantir um atendimento eficiente e rápido, a Fundação Pró-Sangue oferece aos doadores duas opções para doar sangue com hora marcada. Clique aqui para mais informações sobre agendamento.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

O presidente da Fundação Pró-Sangue, Dr. Vanderson Rocha, explica que é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes: “Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.”