Pular para o conteúdo

Equipe de resgate de SP recebe treinamento para atuar na Copa América

Na última quarta-feira (12), foi realizado um treinamento inédito de resgate em massa com suporte do metrô, como preparativo para os jogos da Copa América. A finalidade é garantir eficácia e celeridade no atendimento a vítimas numa eventual ocorrência de grande porte. A iniciativa é uma parceria com as Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública. 

A simulação, que teve duração de sete minutos, foi feita com a mobilização de aproximadamente 200 profissionais, entre equipes de médicos do Grupo de Resgate (Grau), vinculado à Saúde, Bombeiros (SSP) e equipe de segurança da empresa ViaQuatro, responsável pela operação da Linha 4-Amarela do Metrô. 

Devido aos jogos nos estádios do Morumbi e Arena Corinthians, o grupo intersecretarial montou um plano de atendimento pré-hospitalar de vítimas, visando alta resolutividade na destinação dos pacientes a hospitais de referência para atendimentos a casos urgentes e emergenciais. 

Nos dias dos jogos, profissionais de Saúde estarão alocados nos estádios e, em situação de desastre, farão triagens iniciais no próprio local. Os profissionais contarão com macas e todo equipamento médico necessário para transportar pacientes em vagões-ambulatórios. 

Operação para jogos da Copa América na capital 

Governo de São Paulo anunciou também um esquema especial de transporte público e de segurança que a capital paulista terá para os jogos da Copa América.  Confira todos os detalhes aqui