Equipe de resgate de SP recebe treinamento para atuar na Copa do Mundo

Curso, voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, integra uma série de medidas que serão tomadas para a preparação do evento esportivo

Faltando um ano e meio para a Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, por meio do Grau (Grupo de Resgate a Urgência e Emergências), unidade de resgate ligada à pasta, já começou a se preparar para atender os turistas que visitarão o Estado por conta do evento esportivo. A partir da próxima segunda, dia 28 de janeiro, profissionais do grupo de resgate participarão de um curso, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, que terá por objetivo treiná-los para atuar em situações de desastres ou acidentes com múltiplas vítimas.

Além de médicos do Grau, também participarão do curso profissionais da FIFA, que também atuam no Hospital das Clínicas da FMUSP, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estado da Saúde de São Paulo e do Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Ao todo, 25 profissionais ligados à pasta participarão do curso.

No total, o curso terá duração de 45 horas, o que equivale a cinco dias de treinamento. O curso será realizado das 9h às 17h, no comando do Corpo de Bombeiros, localizado na Praça Clóvis Bevilacca, 421, centro de São Paulo.

“Um evento esportivo da dimensão de uma Copa do Mundo trará mudanças significativas para o cotidiano da nossa cidade. Por isso, precisamos estar bem preparados para atender os turistas e lidar com as situações adversas que possam acontecer”, diz Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgência (Grau) da Secretaria.

Especializado no atendimento de casos de urgências e emergências, o GRAU realiza, em média, 55 atendimentos por dia. Em parceria com o corpo de Bombeiros, os médicos e enfermeiros do Grau se dividem em duas bases aéreas, uma em Campinas e outra em São Paulo, e cinco bases terrestres na capital paulista (Praça da Sé, Casa Verde, Cambuci, Butantã e Itaquera). O acionamento do Grau é feito pelo telefone 193, Central de Operações do Corpo de Bombeiros.