Pular para o conteúdo

Escola Politécnica da USP desenvolve ventilador emergencial pulmonar para atender os casos de COVID-19

Diversos pesquisadores Poli-USP criaram um projeto de ventilador pulmonar emergencial para suprir a possível demanda de ventiladores pulmonares em meio à pandemia do coronavírus. Nomeado como INSPIRE, o protótipo é produzido com peças disponíveis no mercado brasileiro, de baixo custo, sem patente e regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os equipamentos tradicionais no mercado costumam ser produzidos com peças importadas e demandam tempo e custo de produção, com o preço mínimo de R$15 mil, enquanto o INSPIRE fique em torno de R$1 mil.

O engenheiro e um dos coordenadores do projeto, Raul Gonzales, afirma que o ventilador atende as funcionalidades consideradas necessárias ao tratamento do coronavírus. “Por suas características, o projeto irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, complementa.

Outra característica do projeto é a licença open source, isto é, livre de patentes, podendo sofrer adaptações, desde que regulamentadas pela ANVISA. “Nós gostaríamos que a indústria nacional se desenvolvesse e exportasse as tecnologias que possuem para muitos países. Nosso objetivo é criar uma resposta rápida para uma crise provável”, diz Gonzales.

O projeto ainda conta um hotsite para informações e parcerias www.poli.usp.br/inspire