Pular para o conteúdo

Estação Ana Rosa do Metrô terá exames gratuitos de glicemia e aferição dos sinais vitais

Nesta segunda-feira (10) os passageiros que estiverem na estação Ana Rosa, ponto de integração entre as linhas 1- Azul e 2- Verde, poderão fazer exames gratuitos para a verificação de sinais vitais, das 9h às 21h, e de níveis de glicemia, das 9h às 11h, além de receberem orientações sobre cuidados com a saúde.

Os exames e as orientações estarão sob a responsabilidade de alunos e professores do curso de técnico de enfermagem do Instituto Cimas de Ensino.

Sinais vitais são aqueles que evidenciam o bom funcionamento ou possíveis alterações da função corporal como, pressão arterial, pulsação, temperatura corpórea e a regularidade da respiração.

Glicemia é a concentração de glicose no sangue. A alta concentração pode, entre outros males, ser sinal de hiperglicemia, causada por diabetes. Já uma concentração muito baixa pode causar hipoglicemia, que tem como sintomas confusão mental, palpitação e tremores.

A ação educativa, que acontecerá na área livre (não paga) do mezanino da estação Ana Rosa, conta com o apoio do Metrô.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.