Estação Brás do Metrô oferece testagens de HIV nesta quarta (4)

Estação Brás do Metrô oferece testagens de HIV nesta quarta (4)

Os passageiros que passarem pela estação Brás, da linha 3-Vermelha do Metrô, nesta quarta-feira (4), entre 10h e 16h, poderão realizar testagens rápidas e gratuitas de HIV, oferecidas por profissionais do Centro de Referência e Tratamento de IST/AIDS.

Os exames são realizados pela coleta do fluido oral, sem a necessidade da retirada de sangue ou fazer jejum e os resultados ficam prontos no mesmo dia.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.  “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui. 

Além dos testes serão distribuídos gratuitamente preservativos masculinos e femininos para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A ação é realizada pelo Centro de Referência e Treinamento/Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo e conta com o apoio do Metrô.

COMENTÁRIOS