Pular para o conteúdo

Estação Brás do Metrô oferece testagens de HIV nesta quarta (4)

Os passageiros que passarem pela estação Brás, da linha 3-Vermelha do Metrô, nesta quarta-feira (4), entre 10h e 16h, poderão realizar testagens rápidas e gratuitas de HIV, oferecidas por profissionais do Centro de Referência e Tratamento de IST/AIDS.

Os exames são realizados pela coleta do fluido oral, sem a necessidade da retirada de sangue ou fazer jejum e os resultados ficam prontos no mesmo dia.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

“O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids. A pessoa que tem o vírus e não sabe pode transmitir involuntariamente, por isso, é fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste”, explica o coordenador do Programa Estadual IST/Aids-SP, Alexandre Gonçalves.  “Apesar da queda da mortalidade entre pessoas que vivem com HIV/Aids ao longo da epidemia, seis pessoas ainda morrem diariamente em SP pela doença”, conclui. 

Além dos testes serão distribuídos gratuitamente preservativos masculinos e femininos para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A ação é realizada pelo Centro de Referência e Treinamento/Programa Estadual de IST/AIDS de São Paulo e conta com o apoio do Metrô.