Estação da CPTM recebe vacinação contra a febre amarela

Estação da CPTM recebe vacinação contra a febre amarela

Moradores da região de Guaianases que ainda não se vacinaram contra a febre amarela terão mais uma oportunidade de se protegerem da doença nesta quinta-feira (19). A Estação Guaianases da Linha 11-Coral da CPTM recebe a campanha de vacinação das 9h30 às 16h.

A iniciativa é da Coordenadoria Regional de Saúde Leste, que está intensificando o processo de vacinação, com o apoio da CPTM. A vacina será ministrada nos indivíduos considerados aptos e que ainda não tenham recebido a dose.

O Metrô de São Paulo também está aderindo a campanha de vacinação. Nove estações estação oferecendo a vacina contra a febre amarela nesta semana.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril causada pela picada de mosquitos contaminados com o vírus. O contato entre pessoas não é um fator difusor. A doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano, cujos sintomas são mesmos.

A disseminação é intensificada principalmente em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, há a presença do ciclo silvestre.

Dentre os principais sintomas estão:

– Início súbito de febre;
– Calafrios;
– Dores no corpo;
– Dor de cabeça intensa;
– Náuseas e vômito;
– Fadiga;
– Fraqueza.

Após a manifestação dos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico na unidade de saúde mais próxima, para realizar o diagnóstico. A maioria das pessoas que contraem o vírus apresentam melhora no caso.

Entretanto, aproximadamente 15% dos infectados, após o período de recuperação e ausência de sintomas, desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa os sintomas podem incluir: febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.

COMENTÁRIOS