Estação da Luz do Metrô tem ação no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Estação da Luz do Metrô tem ação no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela, do Metrô, a ViaQuatro, em parceria com a ONG Amor Rosa e o Instituto Lado a Lado, promoverá ações para o Dia Mundial de Combate ao Câncer entre esta segunda (8) e quarta-feira (10), na estação da Luz.

Para reforçar a importância do diagnóstico precoce dos distintos tipos de tumores, o Instituto Lado a Lado pela Vida terá uma equipe para a distribuição de folhetos informativos sobre tumores femininos (mama, colo de útero e ovários) e contará também com a presença de uma equipe de enfermeiros para explicar como realizar o autoexame, com o uso da réplica de uma mama, a Mamamiga.

Já a ONG Amor Rosa montará um espaço com penteadeira e espelho, com cabeleireiros disponíveis para recolher doações de mechas de cabelo a serem utilizadas na confecção de perucas destinadas aos pacientes oncológicos.

“Para muitas pacientes, é muito delicado se apresentar para o parceiro sem o desenho que configura a mama”, explica a coordenadora de psicologia do Hospital Pérola Byington, Eliane Machado Tostes. “É um momento de retomada. Depois da cirurgia de reconstrução da mama, a pigmentação serve para a mulher poder olhar para si e se reconhecer como era antes”.

Vale lembrar que os profissionais são preparados para ajudar os doadores que desejam passar por essa transformação de forma consciente e leve. São necessários, pelo menos, 15 centímetros de fio para preparação das perucas. No entanto, quem quiser apoiar a causa sem mudar muito o visual, pode contribuir com apenas uma mecha.

“Enquanto enfrentam a doença, as pacientes também precisam aprender a redescobrir sua beleza”, afirma Marcelo Candido, da Hotelaria e Hospitalidade do Icesp.

COMENTÁRIOS