Pular para o conteúdo

Estação Ferraz de Vasconcelos da CPTM oferece testes gratuitos de Hepatite B e C​ neste sábado

Em apoio à campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Estação Ferraz de Vasconcelos, na Linha 11-Coral, terá testes rápidos de hepatite B e C. A ação gratuita será neste sábado (20/7), das 16h às 21h.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas. Entretanto, em fases mais graves, pode ocorrer fadiga, falta de apetite, náuseas, vômitos, perda de peso, além de pele e olhos amarelados (icterícia).

O Coordenador do grupo de hepatite do Instituto Emílio Ribas, Roberto Foccacia, explica que o maior perigo em relação à hepatite C é a quase total falta de sintomas. “A doença evolui silenciosamente, as pessoas não sabem que são portadoras do vírus e, no futuro, desenvolvem inclusive outras doenças, como cirrose, insuficiência hepática e até o câncer de fígado”, explica.

Para se prevenir, algumas medidas simples podem ser fundamentais como, por exemplo, usar sempre preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de higiene pessoal, como escovas de dente, ter cuidado ao fazer piercings e tatuagens, além de verificar se objetos cortantes usados nos salões de beleza estão esterilizados.

A enfermeira do Hospital Emílio Ribas, Andreia Schunck, afirma que a cutícula é a proteção das unhas e, ao retirá-la, pode haver sangramento. Essa pode ser a fonte de transmissão das hepatites. “O vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infeccioso que o HIV e ele permanece sete dias no ambiente. Se o material usado para fazer a unha foi contaminado com o sangue infectado, ele permanece nos instrumentos e na superfície onde está trabalhando”, orienta.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Ferraz de Vasconcelos e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.

 

SERVIÇO

Campanha Julho Amarelo – Exames de Hepatite B e C

Local: Estação Ferraz de Vasconcelos (Linha11-Coral)

Data: sábado, 20/7

Horário: das 16h às 21h

Grátis para passageiros