Estação Guaianases da CPTM oferece vacinação contra febre amarela

Estação Guaianases da CPTM oferece vacinação contra febre amarela

Nesta quarta-feira (23), a campanha de vacinação contra a febre amarela chega a Estação Guaianases, da Linha 11-Coral da CPTM. Os usuários poderão se imunizar contra a doença das 10h às 15h.

Para receber o atendimento, é necessário apresentar um documento de identificação e, se houver, a caderneta de vacinação atualizada.

“A vacina é extremamente importante e, se tomada com no mínimo de dez dias de antecedência da viagem, garante a proteção efetiva”, afirma a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

A febre amarela é uma doença infecciosa, transmitida pela picada de mosquitos. Em áreas urbanas, a disseminação é intensificada pelo Aedes aegypti e costuma ter maior proliferação entre os meses de dezembro e maio, devido ao aumento da temperatura.

Os principais sintomas incluem o início súbito de febre, calafrios, dores na cabeça e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais.

Porém, cerca de 15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa, o paciente pode ter febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.

A ação é promovida pela UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) de Guaianases e recebe apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos usuários.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento desde o surgimento do primeiro caso de febre amarela, precisamos atender às pessoas que vivem em regiões onde a doença é uma ameaça”, explica o infectologista Marcos Boulos.

SERVIÇO

Campanha de vacinação contra febre amarela
Local: Estação Guaianases (Linha 11-Coral)
Data: quarta-feira, 23/1
Horário: das 10h às 15h
Grátis

COMENTÁRIOS