Estação Itaim Paulista da CPTM recebe campanha de conscientização contra a hanseníase

Estação Itaim Paulista da CPTM recebe campanha de conscientização contra a hanseníase

A Estação Itaim Paulista da CPTM, na Linha 12-Safira, terá ação de conscientização contra a hanseníase nesta terça-feira (28/1). O objetivo é informar os passageiros sobre como identificar a doença e encaminhar casos suspeitos para a UBS Júlio Gouveia, localizada no mesmo bairro.

Para ajudar na divulgação e atrair o interesse de quem estiver passando, uma equipe da Prefeitura de São Paulo, formada por enfermeiros e auxiliares, usará um manequim com manchas pelo corpo e um megafone para falar sobre os sinais e sintomas da doença.

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase é uma doença crônica e pode ser transmitida de um indivíduo para outro quando a pessoa infectada não faz o tratamento adequado. A enfermidade atinge principalmente a pele e os nervos próximos à superfície dos tecidos, podendo ocasionar lesões. A falta de informação ainda é decorrente de muito preconceito.

“Muitas pessoas convivem durante anos com a doença sem conhecer os sintomas. Por isso, precisamos que jovens e adultos sejam alertados e se tornem multiplicadores de informações, para evitar o diagnóstico tardio e as sequelas”, alerta o médico Claudio Salgado, presidente da SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia.

A dona de casa, Maria Antônio de Souza, foi diagnosticada com a doença em maio de 2018 e explica importância que teve o diagnóstico precoce. “Eu percebi uma mancha no rosto e depois na perna. Imediatamente procurei um médico que disse que eu estava com hanseníase, para falar verdade, eu não tinha noção o que era. Fui pesquisar, comecei o tratamento e hoje consigo ter uma vida normal, sem nenhuma sequela”.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos de hanseníase por ano. Em 2018, foram quase 30 mil pessoas infectadas, segundos dados do Ministério da Saúde. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é necessário a internação.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

 

SERVIÇO

Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)

Data: terça-feira, 28/01

Horário:  das 9h às 17h

Grátis para passageiros 

COMENTÁRIOS