Pular para o conteúdo

Estação Jd. Romano da CPTM oferece testes de HIV e Sífilis

Na terça-feira (25/6), quem passar pela Estação Jardim Romano, que atende a Linha 12-Safira, poderá fazer uma pausa na correria do dia a dia para cuidar da saúde. Das 9h às 16h, haverá realização de testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis. A ação tem o objetivo de detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.
O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, em que a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.
No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil.
A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o procedimento é gratuito e sigiloso. Vale lembrar que os cadastros e as coletas vão até as 15h30.

Além dos testes, também serão oferecidos preservativos masculinos e femininos e folhetos informativos. “Falar de amor também é falar de prevenção. A data é uma excelente oportunidade de relembramos que, assim como existem diversas formas de amar, também existem variadas tecnologias para se prevenir ao HIV. É o que se chama de Prevenção Combinada.”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis. Em relação ao HIV, entre 2007 e 2018, foram mais de 247 mil diagnósticos.

SERVIÇO

Testes rápidos de HIV e Sífilis 

Local: Estação Jardim Romano – Linha 12-Safira
Data: terça-feira, 25/6
Horário: das 9h às 16h
Grátis para passageiros