Pular para o conteúdo

Estação Luz da CPTM recebe ação de saúde

Na próxima segunda-feira (10), das 9h às 16h, os usuários que passarem pela Estação Luz da CPTM, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, poderão aferir a pressão e realizar testes de glicemia gratuitamente.

O teste de glicemia consiste em medir o nível de glicose presente no sangue. Para a avaliação não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora.

A ação também terá aferição de pressão arterial. A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada, por meio de medicamentos e hábitos alimentares. A única maneira de diagnosticá-la é medir a pressão regularmente. Os usuários poderão esclarecer dúvidas sobre medicamentos com os farmacêuticos presentes no local.

Hipertensão

A hipertensão alcança 25% dos brasileiros, sendo responsável por diversas complicações. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da pressão alta. Dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal são os principais sintomas.

“A hipertensão arterial é uma doença crônica e degenerativa. Hoje sabemos que o ideal é que a pressão fique entre 120 por 80. Acima disso é o que chamamos de pré-hipertensão, e acima de 140 por 90 é o que chamamos de hipertensão arterial”, explica Celso Amodeu, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O especialista explica que a doença é mais comum nos homens, mas que mulheres, jovens, idosos e até crianças não estão livres desse mal. O fator genético contribui muito, mas a má alimentação com o uso exagerado de sal e o sedentarismo são outros vilões da hipertensão.

“Em 95% dos casos a doença é genética. Por isso, na terceira ou quarta década de vida a pressão começa a subir. Ter hipertensão, mais cedo ou mais tarde, de uma forma mais intensa ou mais fácil de se tratar, vai depender do estilo de vida. Por isso, muito antes da pressão subir, se existe um controle e cuidado da saúde, mesmo tendo fator genético, essa doença pode se manifestar muito mais tarde”, comenta Amodeu.

Diabetes

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam a importância do teste de glicemia, que tem como objetivo diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.

Pessoas que sofrem com diabetes devem ter certos cuidados com as refeições. Há, no entanto, muitos mitos sobre como deve se alimentar quem sofre com a doença. Não há a necessidade de cortar em definitivo carnes, nem carboidratos. O segredo é a moderação, explica a nutricionista Karin Klack, da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

“Carboidratos complexos como tortas, massas e arroz, batata e mandioca devem ser consumidos com moderação, dando preferência aos integrais”, explica ela. “Eles são fundamentais para a dieta de uma pessoa diabética, pois as fibras impedem a absorção de açúcar de outros alimentos”.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

SERVIÇO

Ação de Saúde
Local: Estação Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral)
Data: segunda-feira, 10/12
Horário: das 9h às 16h