Pular para o conteúdo

Estação Mauá da CPTM terá ação de saúde

Quem passar pela Estação Mauá, da Linha 10-Turquesa, terá a oportunidade de aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia gratuitamente. A ação acontece na segunda-feira (29) das 11h às 14h, e na terça-feira (30), das 9h às 12h. O objetivo é conscientizar sobre os males da hipertensão e do diabetes.
A hipertensão é uma doença crônica que atinge um quarto da população brasileira. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias estão elevados, fazendo com que o coração necessite de um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com medicamentos e alimentação.  A única maneira de diagnosticá-la é aferindo a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem medir fazer isso uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, o exame deve ser realizado no mínimo duas vezes ao ano.
Já o teste de glicemia tem como objetivo diagnosticar e monitorar o diabetes a partir do nível de glicose presente no sangue. Para realizar o exame não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. Segundo dados da OMS, a doença atinge cerca de 16 milhões de brasileiros. Dentre os principais sintomas estão sede em excesso, fome, fraqueza e micção frequente.
A ação conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica Timóteo Araújo, presidente do Celafiscs.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

SERVIÇO

Local: Estação Mauá (Linha 10-Turquesa)
Data: segunda-feira (29/7)
Horário: 11h às 14h
Data: terça-feira (30/7)
Horário: 9h às 12h