Pular para o conteúdo

Estação Mogi da CPTM terá ação de saúde nesta sexta-feira​ (6)

Quem passar pela Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, nesta sexta (6) terá a oportunidade de participar de ações de saúde e bem-estar.

Das 10h às 14h, serão oferecidos 350 testes de glicemia, medição da pressão arterial, orientação nutricional sobre teor de açúcar nos alimentos e colesterol, além de cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), avaliação postural e sessões de quick massage.

Diagnosticar uma doença precocemente é essencial para sua cura ou controle. No caso da diabetes, a condição pode ser detectada pelo teste de glicemia, que mede o nível de glicose no sangue. Para realizar o procedimento, não é necessário estar de jejum e o resultado pode ser conferido na hora.

O controle da pressão arterial também é importante, uma vez que a hipertensão acomete cerca de 25% da população brasileira e pode ocasionar infartos, derrames e insuficiência renal. Como a diabetes, a doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.

Já as avaliações do IMC (Índice de Massa Corporal), orientações nutricionais e quick massages oferecidas durante a ação podem auxiliar o passageiro a cuidar da alimentação, de seu peso e também aliviar dores musculares.

Prevenção

Tanto a pressão arterial quanto o nível de glicose no corpo podem ser controlados com hábitos saudáveis.

“Os benefícios de um estilo de vida ativo vão desde o controle de peso e de glicemia até a prevenção de hipertensão. As gestantes devem ter consciência que, nesse momento, os riscos não se aplicam somente a ela. Ao bebê também”, explica o médico Timóteo Araújo.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

 

SERVIÇO

Ação de saúde

Local: Estação Mogi das Cruzes

Data: sexta-feira, 6/12

Horário: das 10h às 14h