Pular para o conteúdo

Estação Pirituba tem vacinação contra a febre amarela

Nesta sexta-feira (27), a Estação Pirituba da CPTM, que atende à Linha 7-Rubi, terá campanha de vacinação contra a febre amarela, das 9h às 16h. A ação é do AMA Pereira Barreto, que ministrará 500 doses da vacina para crianças a partir de nove meses até adultos de 60 anos.

Crianças menores de 12 anos precisam apresentar a carteira de vacinação para receber a dose. A partir desta idade, é necessário apenas a apresentação de um documento com foto e a carteira do SUS, se tiver. Os usuários maiores de 60 anos passarão por avaliação prévia para verificar se estão aptos a receber a vacina.

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

“A vacinação é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas que moram nos locais definidos na campanha e ainda não se imunizaram compareçam aos postos até 16 de março”, alerta o novo Secretário Marco Antonio Zago.

Febre amarela – é uma doença infecciosa febril causada pela picada de mosquitos contaminados com o vírus. O contato entre pessoas não é um fator difusor. A doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano, cujos sintomas são os mesmos. A disseminação é intensificada principalmente em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, há a presença do ciclo silvestre.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento desde o surgimento do primeiro caso de febre amarela, há 20 meses. Estamos no campo trabalhando. Já fizemos cinco transplantes hepáticos para os pacientes mais graves. Nós precisamos atender às pessoas que vivem em regiões onde a doença é uma ameaça”, explica o infectologista Marcos Boulos.

Dentre os principais sintomas estão:

– Início súbito de febre;
– Calafrios;
– Dores no corpo;
– Dor de cabeça intensa;
– Náuseas e vômito;
– Fadiga;
– Fraqueza.

Após a manifestação dos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico na unidade de saúde mais próxima, para realizar o diagnóstico. A maioria das pessoas que contraem o vírus apresenta melhora.

Entretanto, cerca de 15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa os sintomas podem incluir febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.

SERVIÇO

Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela
Local: Estação Pirituba (Linha 7-Rubi)
Data: sexta-feira, dia 27 de abril
Horário: das 9h às 16h