Estação República do Metrô oferece testagem de HIV nesta quarta (12)

O Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de São Paulo, realiza na próxima quarta-feira (12) uma ação de testagem rápida de HIV na praça da República, no centro da capital paulista. A atividade acontece das 11h às 16h e é uma parceria entre o órgão público e a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

A unidade móvel de testagem estará estacionada na praça em uma das saídas da estação, que atende às linhas 3 – Vermelha e 4 – Amarela. Para fazer o exame de identificação do vírus causador da Aids, é preciso preencher um breve cadastro e depois fazer a coleta do fluido oral, sem a necessidade de sangue.

“A testagem é indicada para todos que tiverem vida sexual ativa, em especial para a população mais vulnerável, ou seja, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, travestis e transexuais”, afirma o coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP, Artur Kalichman.

O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos e é dado por um profissional da saúde em uma sala isolada. Todo o procedimento é gratuito e sigiloso. Vale lembrar que os cadastros e as coletas vão até as 15h30.

Além dos testes, também serão oferecidos preservativos masculinos e femininos e folhetos informativos. “Falar de amor também é falar de prevenção. A data é uma excelente oportunidade de relembramos que, assim como existem diversas formas de amar, também existem variadas tecnologias para se prevenir ao HIV. É o que se chama de Prevenção Combinada.”, diz Cristina Abbate, coordenadora do PM DST/Aids.

Camisinhas nas Estações

A estação República, compartilhada entre duas linhas de metrô, possui três dispensadores de camisinhas gratuitas, com capacidade para mais de 14 mil preservativos masculinos cada um.

A iniciativa faz parte da parceria entre o programa de DST/Aids da capital paulista, o Metrô, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, que operam as linhas 3-Vermelha,  4-Amarela e 5-Lilás do metrô, respectivamente.