Estação Ribeirão Pires oferece exames de pressão arterial

Estação Ribeirão Pires oferece exames de pressão arterial

Os usuários que estiverem passando pela Estação Ribeirão Pires, da Linha 10-Turquesa da CPTM, nesta segunda-feira (28), entre 15h e 17h, terão à disposição exames gratuitos de pressão arterial.

A realização regular da medição é importante por ser a única maneira de diagnosticar a hipertensão, doença que atinge 25% dos brasileiros e provoca 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a medição deve ser realizada no mínimo duas vezes por ano.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer quando a pressão está alta. Dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal estão entre os sintomas mais comuns. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Prevenção

Conferir periodicamente a pressão arterial é um fator de prevenção contra a hipertensão, mas não só. Manter um estilo de vida ativo, baseado em uma alimentação saudável e em exercícios regulares, é um ótimo indicador contra a pressão alta.

“O sedentarismo é uma preocupação para todos os cidadãos que vivem em uma cidade grande como São Paulo. Um dos grandes males causados é a hipertensão”, explica Victor Matsudo, coordenador do Programa Agita São Paulo e diretor-científico do CELAFICS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul). “O importante é se manter ativo, reservando ao menos 30 minutos diários para atividades físicas”.

A médica Elisabete Almeida explica que uma rotina de exercícios físicos deve estar alinhada com uma alimentação equilibrada e saudável. Para ela, o hábito de comer bem deve vir desde cedo.

“A obesidade é uma doença que causa problema sérios, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. Por isso, é tão importante as crianças e adolescentes saberem fazer refeições saudáveis”, explica ela.

SERVIÇO

Aferição de pressão arterial
Local: Estação Ribeirão Pires (Linha 10-Turquesa)
Data: Segunda-feira (28/5)
Horário: das 15h às 17h
Grátis para usuários

COMENTÁRIOS