Estação Santo André da CPTM promove ação de saúde

Estação Santo André da CPTM promove ação de saúde

A Estação Santo André, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, promove gratuitamente uma ação de saúde nesta quinta-feira (13), das 14h às 18h. Será oferecida medição da pressão arterial para os usuários interessados. No local também será possível esclarecer dúvidas sobre o uso de medicamentos com os farmacêuticos presentes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil, a doença atinge cerca de 25% da população adulta. Alguns dos sintomas são: dores de cabeça, tontura e cansaço. Além disso, aproximadamente 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão.

Ressaltamos que a hipertensão não tem cura, porém pode ser tratada e controlada, através de medicamentos e hábitos alimentares. A única maneira de diagnosticá-la é medir a pressão regularmente.

Hipertensão

A hipertensão alcança 25% dos brasileiros, sendo responsável por diversas complicações. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da pressão alta. Dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal são os principais sintomas.

“A hipertensão arterial é uma doença crônica e degenerativa. Hoje sabemos que o ideal é que a pressão fique entre 120 por 80. Acima disso é o que chamamos de pré-hipertensão, e acima de 140 por 90 é o que chamamos de hipertensão arterial”, explica Celso Amodeu, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

O especialista explica que a doença é mais comum nos homens, mas que mulheres, jovens, idosos e até crianças não estão livres desse mal. O fator genético contribui muito, mas a má alimentação com o uso exagerado de sal e o sedentarismo são outros vilões da hipertensão.

“Em 95% dos casos a doença é genética. Por isso, na terceira ou quarta década de vida a pressão começa a subir. Ter hipertensão, mais cedo ou mais tarde, de uma forma mais intensa ou mais fácil de se tratar, vai depender do estilo de vida. Por isso, muito antes da pressão subir, se existe um controle e cuidado da saúde, mesmo tendo fator genético, essa doença pode se manifestar muito mais tarde”, comenta Amodeu.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

SERVIÇO

Ação de Saúde
Local: Estação “Prefeito Celso Daniel” Santo André (Linha 10-Turquesa)
Data: quinta-feira, 13/12
Horário: das 14h às 18h

COMENTÁRIOS